Entre os diferentes momentos e sacramentos proporcionados pela igreja católica, a comunhão, quando se vive a consagração da Eucaristia, certamente é um dos que envolve mais curiosidade aos leigos e para quem está iniciando sua jornada de fé na religião A Hóstia gera curiosidade, e todo o ritual até a hora da comunhão é um momento de preparação para receber o corpo de Cristo, que nos é entregue em mãos, precioso em sua magnitude, e humilde visualmente.
Vamos conhecer um pouco mais sobre os significados da Hóstia e entender o significado de mais este símbolo da igreja católica.
O que significa a palavra Hóstia?
A palavra Hóstia é originada do latim, e é um sinônimo para a palavra vítima. Sendo assim, ela representa o próprio Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo, nos livrando de todos os nossos pecados. E também leva um significado mais secular, sendo a maneira como era chamado o animal oferecido aos deuses romanos da época. O momento de comunhão compõe um importante ritual realizado durante as missas e celebrações, o corpo de Cristo, simbolizado pela hóstia, é elevado e todos os joelhos se dobram neste momento, uma vez que o próprio filho de Deus está ali, representando pelo que simboliza um pedaço de pão.
Simbolismo na igreja
O desenvolvimento da religião católica, que tem também seu berço em terras europeias, aderiu a palavra hóstia, para então se referir ao corpo de Cristo, a vítima maior no enredo da história do Cristianismo, o Jesus morto e ressuscitado.
A hóstia representa o corpo de Jesus Cristo vivo entre nós. Por isso o momento de sua consagração é tão importante para os fiéis. Após ser consagrada, não é um simples pedaço de pão/biscoito que está ali, é a representação do próprio Cristo Jesus que se permite ser visto a olhos nus. Ele que entra nos corações, lares e toma as rédeas do que precisa ser transformado na vida de quem o busca, e que intercede por sua graça divina.
É uma honra aos católicos que buscam a luz de Jesus em seus caminhos!